Home Notícias Relatório de atividades 2012
Relatório de atividades 2012 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por LANCE   

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA LIGA DOS AMIGOS E DOS NATURAIS DE COUTO DE ESTEVES (LANCE) DE 2012

1. V aniversário da LANCE. No dia 14 de Janeiro realizou-se a Festa do V  Aniversário da LANCE que teve um jantar de confraternização e comemoração,  no Salão de Festas do restaurante “O Júnior”, em Couto de Cima – Couto de Esteves e entrega do “Prémio LANCE Melhor Iniciativa 2010/2011”, com animação musical a cargo do Grupo “Os amigos da sexta”.

2. Caminhada  e Tertúlia de 10 de Março. De manhã - caminhada ao longo do percurso Lourizela, Levada de Lourizela, Parada, Rio Lordelo, Cascata da Agualva e Lourizela,  em parceria com ACSCE e ADCL. À tarde - tertúlia/ palestra sobre o tema “ O Fim da Educação”, tendo como palestrantre o Prof. Arsélio Martins, na Casa da Cultura, Couto de Cima – Couto de Esteves, em parceria com a ACSCE.

3. Projeto “Limpar Portugal 2012”. Participação ativa  nesta iniciativa realizada no dia 24 de Março e promovida pela associação “AMO PORTUGAL”, que, em Couto de Esteves, teve a colaboração da Junta de Freguesia de Couto de Esteves e da Câmara Municipal de Sever do Vouga.

4. Festa da Primavera da LANCE 2012. No dia 23 de Junho realizou-se a Festa da Primavera da LANCE que teve as seguintes atividades: De manhã - caminhada ao longo do percurso largo da antiga Escola Básica de Couto de Esteves, R.da Associação, Tapadas, Souto dos Moinhos, Quinta do Olheiro, Vilarinho, Rio Gresso, Capela dos Amiais, Barroca, Couto de Baixo, R. da Associação e Largo da antiga Escola Básica.13H-almoço piquenique nas varandas do Salão de Festas do Restaurante “O Júnior”. 14h30m - assinatura do protocolo com a CMSV de cedência das antigas instalações da Escola Básica de Couto de Esteves para sede da LANCE e Espaço Museológico.De tarde e à noite no Salão de Festas do Restaurante “O Júnior”- palestra sobre o tema “Sexo em tempo de crise” pelo Dr. Allen Gomes + jantar com animação musical (canção de Coimbra) a cargo de Victor Almeida e Silva, acompanhado na guitarra de Coimbra por Carlos Jesus e na viola por Paulo Larguesa.

5. Parceria com a Fundação  de Edite Costa Matos “ Mão Amiga”. Esta parceria teve como objetivo apoiar o projecto “Férias Solidárias” e concretizou-se essencialmente através da participação ativa do nosso vice-presidente Manuel Sereijo Silva, dermatologista, em atividades formativas sobre “Fotoproteção e Prevenção do Cancro da Pele”, realizadas na Quinta do Engenho, em Silva Escura, no dia 25 de Junho, para os jovens da colónia de férias e na oferta de fotoprotetores e material de divulgação /didático sobre o mesmo tema.

6. Limpeza da Antiga Escola Básica de Couto de Esteves e respetivo recinto. Estas tarefas foram realizada aos fins de semana durante o mês de Junho.

7. Exposição Concurso LANCE ARTE 2012.  Desenvolveu-se durante o mês de Julho, tendo como motivo de inspiração “O leite”. Este evento teve, além do concurso ao prémio LANCE ARTE, uma componente de divulgação de outros trabalhos e objetos relacionados com o leite. A exposição decorreu na Casa da Cultura, de 7 a 22/07/2012.

8. Curso de Guitarras com concerto de encerramento em julho. Parceria com o nosso sócio Prof. João Manuel Moita, Quinta do Cabeço e Junta de Freguesia de Couto de Esteves na organização deste evento que decorreu na sede da LANCE (antiga Escola Básica), de 4 a 7 de Julho e culminou com um concerto de encerramento na sede da Junta de Freguesia.

9. II Concurso ”Varandas, janelas e jardins floridos de Couto de Esteves”-2012. Esta atividade desenvolveu-se nos meses de Maio, Junho e Julho, culminando no final de Julho com a reunião do Júri e escolha dos premiados.

10. “Serenata ao luar”. No dia 21 de Julho, nas escadinhas da Portelada, Couto de Baixo – Couto de Esteves, realizou-se a 2ª edição deste evento com sardinhada, febras, caldo verde e sobremesas + animação musical a cargo do Grupo “Chá de sexta” das Talhadas.

11. Rota da água + Tertúlia “A água” no dia 6 de Outubro. Neste dia, de manhã, foi realizado um interessante percurso à descoberta de minas, poços, levadas e fontes pelo lugar do Couto de Baixo e área envolvente, sob a orientação do geoarqueólogo Engº Paulo Morgado e, à tarde, realizou-se uma interessante Tertúlia sobre “A água”,na Casa da Cultura, sendo também palestrante o Engº Paulo Morgado.

12. Festa do outono da LANCE em 10 de Novembro. De manhã: caminhada ao longo do percurso Largo da Igreja, Rua da Associação, Tapadas, Bormeiral, Lomba, Bouça, Bouço Velho, Pisão, Chão do Rio / Rio Lordelo, Cabo (Couto de Baixo) e Couto de Cima. 13H: almoço no restaurante “O Júnior”. De tarde: Workshops temáticos (Vitela assada no forno de lenha à moda de Couto de Esteves no restaurante “O Júnior”, sendo formador o José Silvestre Gaspar Fecha e Ovos moles na Casa do Bacelo – Couto de Baixo, sendo formadores o Engº Paulo Morgado, Prof. Silvina Raimundo e Maria João Santos). À noite: Sarau Cultural e Musical na sede da ACSCE com entrega dos prémios dos concursos ”Janelas, varandas e jardins floridos”, LANCE ARTE 2012, Melhor aluno do secundário 2010/2011 e 2011/2012, momento de poesia e música com artistas locais e animação musical a cargo do grupo “Baile na Eira” de Cedrim.

Share