Home Notícias RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016
RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por LANCE   

Caminhada da Biodiversidade, realizada em 24 de abril, de manhã, com a colaboração da ADERAV, sob orientação da especialista, Prof. Drª Milene Matos, vencedora do “Terre de Femmes International Prize, que substituiu a Drª Rosa Pinho, diretora do Herbário da Universidade de Aveiro, que se encontrava doente, e do estudante de Biologia Rafael Marques, seguida de almoço convívio no restaurante “O Júnior”e palestra sobre tema “Espécies invasoras, uma ameaça à biodiversidade”, realizada na Sala de Formação da Casa da Fonte.

Festa da Primavera da LANCE 2016, realizada de 10 a 12 de junho, e que incluiu os seguintes eventos:

- Feira de Artesanato e de Trocas e Baldrocas que decorreu no rés-do-chão do edifico que a Cooperativa Agrícola do Vale do Vouga, C.R.L. possui na rua do Pelourinho, e que, durante os 3 dias do evento (10,11 e 12 /6) contou com cerca de 2 dezenas de artesãos e expositores. Inserida numa nova dinâmica de desenvolvimento sociocultural, esta atividade teve como grandes objetivos estimular a divulgação, venda e troca direta de artesanato e de outros produtos, promover o convívio entre os participantes e divulgar as atividades das associações da freguesia de Couto de Esteves e do concelho de Sever do Vouga.

- Caminhada realizada, no dia 11/06, pelo trilho dos Amiais.

- Tertúlia “ A Química do Amor”, parceria de LANCE com Enodestinos e Vougaldeias, dinamizada pelo Filipe Monteiro e pela Maria José Alves, realizada no dia 11/06, na Casa da Tulha, no lugar do Couto de Baixo.

- Palestra intitulada “Empreendedorismo: um percurso de vida”, com o Dr. Joaquim Martins Henriques, fundador e presidente da APCDI, e com o Engenheiro Adelino da Silva Matos, fundador e administrador do Grupo A. Silva Matos, moderado pelo Dr. Manuel Soares, presidente da Assembleia Municipal, realizada no dia 1/06, à noite, no Salão de Festas do restaurante “O Júnior”, com jantar-convívio e animação musical com Adelino Camões Sobral.

- Canoagem na albufeira da Barragem de Ribeiradio-Couto de Esteves, uma parceria entre a LANCE e a Desafios, realizada no dia 12/06, onde os participantes tiveram a oportunidade única de explorar as novas fozes dos rios Gresso e Lordelo.

II edição da Corrida “Couto Color”, realizado em 9 de Julho, dinamizado por uma comissão organizadora do setor mais jovem da LANCE, constituída por Nuno Coutinho, Márcio Coutinho, Carlos Rodrigues e Sérgio Soares, que à semelhança do ano anterior voltou a mexer com a freguesia, atraindo mais de 200 participantes às  Terras de Santo Estêvão. Iniciativa que teve o apoio e colaboração da Veiga FIT, Junta da Freguesia de Couto de Esteves, Câmara Municipal de Sever do Vouga e Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

Concurso Exposição LANCE ARTE 2016, com o tema de inspiração“ A Biodiversidade em Couto de Esteves”, decorreu na fase de candidaturas durante maio e Junho e na fase da exposição de 9 a 23 de Julho e teve como é tradicional um número elevado de participantes e visitantes, tendo o prémio LANCE ARTE 2016 sido atribuído à aveirense Margarida Maia, pelo seu trabalho “Despertar” (acrílico sobre tela).

Parceria com a ACSCE, autarquias, Prof. João Moita e Arquiteto Miguel Lopes na organização do Festival Internacional Guitarras Mágicas, realizado de 29/06 a 3/07.

Serenata ao Luar, realizada no Largo das Traseiras da Casa da Fonte, Couto de Baixo, Couto de Esteves, em 10/09.

Atribuição do Prémio LANCE Melhor Aluno do Secundário 2015/2016.

Festa do Outono da LANCE: Visita Guiada Inter-associativa LANCE /ADERAV ao Museu e Palácio da Vista Alegre e ao Museu de Aveiro, com almoço e tertúlia onde foi feita a entrega dos Prémios LANCE Melhor Aluno do Secundário e LANCE ARTE 2016, realizada em 22/10.

Manutenção e atualização do sítio da internet e página do Facebook da LANCE para divulgação dos nossos eventos e de outras entidades da freguesia e do concelho de Sever do Vouga.

Início de elaboração e organização de uma Monografia sobre “ Plantas em Couto de Esteves”, sob a coordenação de Octávio Lima.

Apoio informativo e logístico a Associações e Grupos visitantes de Couto de Esteves.

Limpeza e desmatação do recinto da antiga Escola Básica de Couto de Esteves onde no futuro iremos criar Centro Interpretativo / Espaço Museológico e sede da LANCE.

Representação institucional nas principais atividades culturais e artísticas promovidas pelo Município de Sever do Vouga.

 

 

 

 

 

Share